Arroio do Engenho

Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]

Localização: Estrada Geral do Baiano (primeira ponte à direita).
Distância: 4 Km do Centro da cidade.
Atrativo: Particular (Ingresso de R$ 3,00)
Acesso: Fácil Moderado
Histórico: Trilhas bem sinalizadas, de vegetação nativa e espécies em extinção, como o xaxim, que cresce apenas 1cm por ano (lá existem xaxins milenares). Existem duas trilhas e ambas terminam em cachoeiras. Uma delas apresenta uma peculiaridade especial. É uma queda d’agua de gotículas, quase como um borrifo de água, e no inverno - quando o frio é intenso, as gotículas de água provenientes da queda d’água se cristalizam, transformando-se em pequenos flocos de neve, flocos estes que acumulan-se ao pé da cachoeira. Ao término da segunda trilha, há outra cachoeira que leva o nome do sítio.
Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.
Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo em lugar apropriado. Consulte sempre um profissional de turismo antes de visitar qualquer atrativo - desta forma você agrega muito mais valor à sua viagem.

Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]Arroio do Engenho [Foto: Marcelo Maestrelli]Arroio do Engenho - Cachoeira nevando [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho - Cachoeira e Xaxim [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho - Araucárias [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho - Xaxim [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho [Foto: Gilberto Silva]Arroio do Engenho [Foto: Gilberto Silva]

:::