Parque Nacional de São Joaquim

Parque Nacional de São Joaquim [Foto: Juan Rivas]

Localização: Abrange o município de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará
Atrativo: Público/Unidade de Conservação/Parque Nacional
Acesso: Não possui um centro de visitação. Consultar Secretaria de Turismo ou Agências locais sobre melhor forma de acesso.
Histórico: O Parque foi criado em 06 de Julho de 1961 pelo decreto N. 50.922. A área total do Parque é de 49.300 hectares e abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará. Na região nordeste do parque encontram-se as maiores altitudes, sendo o ponto máximo o Morro do Igreja, com 1822 metros, de onde pode se observar a curiosa formação rochosa chamada Pedra Furada. Também, no centro do parque, há áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1650 metros. Essa região do parque é denominada Campos de Santa Bárbara. As rochas que formam o embasamento do parque são rochas vulcânicas, denominadas basalto, e datam de 133 milhões de anos.
Dicas: Informe-se na Secretaria de Turismo ou Agências Locais sobre a melhor forma de visitar o Parque. Existem trilhas catalogadas pelo ICMBIO orgão gestor do parque, porém, é necessário contratar um Condutor Credenciado para faze-las.
Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo em lugar apropriado. Consulte sempre um profissional de turismo antes de visitar qualquer atrativo - desta forma você agrega muito mais valor e segurança à sua viagem.

Parque Nacional São Joaquim [Foto: Juan Rivas]Parque Nacional São Joaquim [Foto: Juan Rivas]

:::