Brasil abaixo de zero



Publicado por: COMTUR  :  Categoria: COMTUR, Notícias de Urubici, Turismo, Urubici na Mídia
 
Por: Próxima Viagem
O inverno rigoroso de Urubici é reconheci­do como o mais gelado do Brasil desde 1987, quando a Aeronáutica montou uma base de controle de voo no alto do Morro da Igreja, que fica dentro do município, e passou a monitorar a temperatura. Com 1828 metros de altitude, o morro é o ponto culminante do sul do Brasil e dá de frente para uma intrigante escultura natural, a Pedra Furada, cujo vão tem a forma perfeita de um relâmpago.

Na madrugada de 29 de junho de 1996, os cadetes de plantão na entrada da base viram o termômetro alcançar 17,8 graus negativos, um frio digno das estepes siberianas. É o recorde brasileiro ate hoje. Com a ajuda da base militar, Urubici ganhou o título de município mais frio do país, mas na prática quem conti­nua com essa fama é a vizinha e mais famosa São Joa­quim. Sempre que a meteorologia prevê a queda de neve na Serra Catarinense é para São Joaquim que os turistas correm, muitos sem se dar ao trabalho de reservar hotel. Eles chegam de repente e vão para as ruas se encharcar de neve, como crianças. Às vezes os 900 leitos da cidade (600 em hotéis e 300 em casas de família cadastradas) são poucos para tantos fo­rasteiros, e o jeito é deixá-los dormir no carro mesmo, se possível com uma garrafa de conhaque por perto.

O deslumbramento com a neve — e o improviso ao lidar com ela — é natural num país como o nosso, muito mais conhecido pelas praias e pelos verões tórridos. O Brasil tropical ainda se espanta com cada notícia de nevasca na Serra Catarinense, como se isso fosse um evento incomum, quando se trata exatamente do contrário. Nessa região, o normal é que a neve caia todo ano, por seis dias em média, como mostra o histórico das variações climáticas dos últimos cinqiienta anos. Nesse período todo, só em 1982 não nevou nas terras altas de Santa Catarina— uma zebra tão grande quanto à derrota do Bra­sil para a Itália na Copa daquele mesmo ano. Que lugar tão frio é esse que o resto do país ainda desconhece?

Continue lendo esta matéria no link abaixo:

http://viagem.br.msn.com/especiais.aspx?cp-documentid=20690972




VEJA OUTRAS NOTICIAS SEMELHANTES A ESTA:
Fatal error: Call to undefined function similar_posts() in /home/portalde/public_html/wp-content/themes/earth/single.php on line 46