Frio é o quente da Serra



Publicado por: COMTUR  :  Categoria: COMTUR, Notícias de Urubici, Turismo, Urubici na Mídia

Na temperatura amena das montanhas, você pode ganhar calorias, ao se deliciar com os pratos típicos, e gastá-las em circuitos de esportes radicais.

Nem só de baixas temperaturas, roupas pesadas e fogão à lenha vive a região mais fria do Brasil. A Serra Catarinense tem atrativos de sobra para quem quer curtir o verão de uma maneira tão agradável quanto no litoral. Belas paisagens, clima ameno, história, tradicionalismo, boa gastronomia e opções de lazer, como esportes radicais (foto). Tudo isso e mais um pouco numa viagem que promete ser inesquecível.

E ela pode começar por Lages. Fundada há 242 anos, o maior município do Estado em extensão tem a oitava maior população, com 167 mil habitantes. Lá, você poderá aproveitar os hotéis-fazenda e pousadas, beber bons vinhos e apreciar os pratos típicos em restaurantes caracterizados, passear em parques, como o Jonas Ramos, visitar museus, conhecer pontos históricos e famosos, como a Catedral Diocesana, e fazer compras em mais de mil estabelecimentos comerciais.

Com um pouco mais de tempo – e sorte de não pegar chuva no passeio – você pode conhecer ainda as centenárias fazendas da Coxilha Rica, região por onde passavam, há séculos, as tropas de gado levadas do Sul ao Sudeste, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da região.

Na Serra Catarinense, pelo menos outros quatro municípios se destacam pelo potencial turístico: São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. Poucas são as pessoas que preferem o frio ao calor, mas o charme do roteiro da serra está justamente nas baixas temperaturas, com média de 17,2ºC, no verão.

Conhecida pela maçã de boa qualidade, São Joaquim começa a despontar também na produção de vinhos de altitude, aprovados por enólogos e consumidores. Lá, você poderá visitar enormes pomares e vinícolas de primeiro mundo, como a Villa Francioni.

São Joaquim também trava uma saudável disputa com a vizinha Urupema pela condição de cidade mais fria do Brasil. Em Urupema, ainda são poucos os estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, que recebem os turistas, mas o município começa a se estruturar para lucrar com o clima e suas belezas naturais. É a cidade mais alta do Brasil, cuja sede está a 1.425 metros acima do nível do mar.

Ali do lado, Urubici é um encanto. Inscrições rupestres milenares, cascatas, cachoeiras, cavernas, o Morro da Igreja e a Serra do Corvo Branco são apenas algumas das atrações de um dos lugares mais belos de Santa Catarina.

Bom Jardim da Serra destaca-se também pelas cachoeiras e cascatas, o Cânion das Laranjeiras e o mirante da Serra do Rio do Rastro, localizado a 1.460 metros de altitude e de onde é possível, em dias de céu claro, avistar o mar, a cerca de 100 quilômetros de distância.

PABLO GOMES

FONTE: Clic RBS

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2419399.xml&template=3898.dwt&edition=11798§ion=1349




VEJA OUTRAS NOTICIAS SEMELHANTES A ESTA:
Fatal error: Call to undefined function similar_posts() in /home/portalde/public_html/wp-content/themes/earth/single.php on line 46