História

No final do século passado e início deste, os moradores de Portugal vieram para o Brasil e muitos deles desembarcaram em Santa Catarina. Várias expedições vieram para o Planalto Serrano, formando novos núcleos de povoamento mais também vieram imigrantes italianos e alemães.

Uma versão para o nome atual do município conta que a expedição dos pioneiros Manoel Saturnino de Souza Oliveira e José Saturnino de Oliveira era acompanhada de indígenas e um deles, ao avistar um galináceo típico da região, teria exclamado “Urubici”, que significa pássaro lustroso. Segundo outra versão, a expedição avistou um rio denominado Urubici, que mais tarde deu origem ao nome do município.

A localidade foi elevada a categoria de distrito do Município de São Joaquim em 1922, e em 06 de dezembro de 1956 passou a categoria de município, através da lei nº 274.

Por volta do ano de 1878, Laurindo (o qual não se tem conhecimento da sua assinatura) obteve do governo o privilégio de procurar as minas que se falava existirem nesta região. Pensava-se que nesta área podiam encontrar-se roteiros de imensos tesouros escondidos pertencentes aos padres jesuítas no tempo do Brasil colônia.

Ainda no mesmo ano (1878), o senhor João Galasf, natural de Painel, percorrendo a região do rio Canoas, chegaram as margens do rio Urubici, seguindo-o até encontrar o perau denominado Morro do Avencal e o do Mundo Novo, mas aconteceu que se perdeu. Então de seis a oito dias depois, vem outros homens procurá-lo. Esses desceram não no Avencal mas em suas extremidades, no então lugar denominado Morro da Mitra, que depois passou a ser chamado Morro Pelado, aos quais deram o nome de Pico das Tocas ou da Mina dos Jesuítas. No ano de 1889, desceram ao vale de Urubici onde a caça era abundante e variada. Entre eles estava o senhor Manuel Severino Júnior que dizia não Ter encontrado sinal algum de gente civilizada no local.

O primeiro homem que se interessou mais de perto pelo vale do rio Canoas e de seu maior afluente, o rio Urubici, foi o senhor Manuel Saturnino de Souza Oliveira, membro da antiga guarda nacional. Foi ele quem enviou a primeira expedição de homens com o fim de explorar a área e conseguir um lugar de moradia.

:::

Nesta entrevista cedida ao Projeto Turismo Responsável, o Guia de Urubici Luiz Gonzaga conta toda a história e o processo de colonização do município.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Lh97qG60VUo[/youtube]

:::

Veja também: